CAN-2019 - Madagáscar volta a fazer história e Argélia confirma presença nos oitavos-de-final

CAN-2019 - Madagáscar volta a fazer história e Argélia confirma presença nos oitavos-de-final
28 June 2019 12:09

Um golo marcado de livre-directo por Marco Ilaimaharitra, a passagem do minuto 73 confirmou a presença de Madagáscar para os oitavos-de-final do Total Campeonato Africano das Nações (CAN) edição-2019, ao derrotar por uma bola sem resposta (1-0), a selecção do Burundi, esta que ainda não pontoou. Contudo, o Senegal que conta com três pontos tem ainda a possibilidade de transitar para a fase seguinte bastando para tal vencer o próximo desafio.


Os “Barea”, nome de guerra da equipa de Madagáscar, que encontram-se inseridos no Grupo “B”, voltaram a abrir uma nova página na história do futebol do seu país, ao garantir o apuramento para os “oitavos”, considerando que esta é a sua primeira aparição neste torneio continental. Aliás, isto só vem a provar que o futebol praticado neste pequeno pedaço de terra,, localizado ao longo do Oceano Índico, com uma extensão territorial de  587.041 km² e uma população de 19.625.030 habitantes está em crescendo.


A equipa insular que estreou-se com um empate (2-2) diante da Guiné-Conacri, passa a somar quatro (4) pontos, juntando-se deste modo, a já qualificada Nigéria, que conta com seis pontos (6) a Guiné e Burundi ocupam a terceira e quarta posição respectivamente com um (1) e zero pontos. O que pressupõe dizer que o Burundi está praticamente afastada da corrida. A Guiné-Conacri, que também pode apurar-se, na condição de terceira melhor classificada de todas precisa de esperar pelas contas finais.

Segundo o Regulamento da competição apenas os dois primeiros classificados de cada um dos seis grupos apuram-se para os oitavos-de-final do CAN-2019, tal como os quatro melhores terceiros colocados.


Esta é a primeira vez que ambas equipas defrontam-se no CAN e a primeira vez que duas fazem a sua estreia nesta prova  desde que a África do Sul jogou contra Angola no torneio de 1996. Madagáscar está na 108ª posição no raking da Federação Internacional de Futebol (FIFA) e leva vantagem sobre o Burundi, que está em 134º lugar.


Com o resultado tido hoje, as “Andorinhas do Burundi” tornam-se na 16ª equipa a perder seus dois primeiros jogos nesta competição.


Entretanto, a Argélia que hoje realizou o seu segundo jogo pelo Grupo “C”, cumpriu cabalmente a sua missão o que lhe conferiu um assento nos “oitavos”, após vencer tangencialmente o Senegal do internacional Sadio Mane por 1-0.


Sadio Mane que regressou como capitão  dos “Leões de Teranga” (Senegal) hoje, depois de ter perdido o primeiro jogo devido a suspensão não conseguiu impor-se perante a astúcia das “Raposas do Deserto”, onde joga Riyad Mahrez, o capitão da equipa argelina que milita no Manchester City.


Contudo, nem Mane e muito menos Mahrez marcaram! Youcef Belaili, foi o herói do jogo ao marcar o que deu vitória e a passagem para os oitavos-de-final aos argelinos.

 

Media

No Data Available

Trophy and medal ceremony | CAN Orange 2013 | 10.02.2013

Trophy and medal ceremony | CAN Orange 2013 | 10.02.2013
Final : Nigeria - Burkina Faso | CAN Orange 2013 | 10.02.2013
Pepsi high scorer player of the competition | EMENIKE (Nigeria) | CAN Orange 2013
Orange man of the competition | Pitroipa (Burkina Faso) | CAN Orange 2013
Nissan Goal of the tournament | M'SAKNI (Tunisie) | CAN Orange 2013
Browse All Albums